História

Ficha técnica

Nome: João Paulo Marinho do Nascimento
Idade: 23 anos
Classificação Funcional: 4.5
Deficiência: Geno Valgo
Posição: Ala / Pivô

Eu com meu pai aos 5 anos de idade
Meu nome é João Paulo, sou atleta paralímpico na modalidade Basquetebol em Cadeira de Rodas. Sempre fui apaixonado por esportes, acompanhava todos possíveis, mas minha maior paixão sempre foi o Basquetebol. Muito influenciado pelo meu pai é verdade, acompanhava NBA e o maior de todos no seu auge Michael Jordan, logo me interessei e quis praticar. Comecei no basquetebol convencional aos 7 anos de idade, passei por várias equipes em Brasília e Goiás. Quando tinha 10 anos fiz minha primeira intervenção cirúrgica para retirada dos menisculos no joelho direito. Em 2005 quando jogava no colégio Notre Dame em Brasília sofri um acidente e novamente passei por uma cirurgia no joelho,  que fez com que me retirasse das quadras e que resultou numa deficiência física chamada geno valgo. O que me tirou definitivamente das quadras no basquete convencional, por sua vez me habilitou para a prática do basquete em Cadeira de Rodas, porém até então não sabia disso.
Apenas no ano de 2010 descobri a seqüela das cirurgias no meu joelho e que me habilitava então para a prática do basquetebol em cadeira de rodas. Uma coisa que jamais passou pela minha cabeça, afinal meu pai é deficiente físico e tem lesão medular, pratica o basquetebol sobre rodas desde os anos 1980. A princípio foi um baque, mas com o tempo fui me acostumando com a idéia.

Atuando na Bundesliga (Liga Alemã)
pelos Dolphins Trier em 2013
Retomei então a carreira de atleta, dessa vez atleta paralímpico, iniciei na equipe do ICEP Brasil em Brasília-DF, no ano seguinte em 2011 fui convocado para a Seleção Centro-Oeste e para as categorias de base da seleção brasileira. Após dois anos defendendo o ICEP Brasil me transferi para a equipe da ADFEGO de Goiânia. Ainda em 2012 foi um dos momentos mais marcantes onde iniciei minha carreira internacional e fui contratado por uma equipe européia, os Dolphins Trier da cidade de Trier na Alemanha. Um grande marco na carreira, fui o primeiro Brasileiro a jogar na liga alemã (uma das mais fortes do mundo). O campeonato é muito forte e tem os melhores jogadores do planeta. Foi uma grande experiência e sempre comento que lá foi onde realmente aprendi a jogar basquetebol em Cadeira de Rodas. Logo após a temporada se encerra em 2013 me transferi novamente para o Brasil, agora na equipe da ADA, na cidade de Anápolis em Goiás. No início do ano de 2014 chego ao ápice da minha carreira onde sou convocado para Seleção Centro-Oeste e conquisto o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais desbancando a favorita Seleção Sudeste e conquistando de forma inédita e invicta o título para a Região Centro-Oeste. Ainda nesse campeonato é realizada a Convocação para Seleção Brasileira e meu nome está entre os selecionáveis. Minha primeira convocação para Seleção Brasileira Adulta, sem dúvida a primeira de muitas que estão por vir e sonho para as Paralímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro permanece vivo...


Principais títulos:

Campeão Brasiliense - 2010 e 2011 (ICEP Brasil)
3º Lugar Brasileiro 2ª Divisão - 2010 (ICEP Brasil)
3º Lugar Brasileiro 2ª Divisão - 2012 (ADFEGO)
5º Lugar Campeonato Alemão - 2012/2013 (Dolphins Trier - ALE)
3 º Lugar Copa da Alemanha - DRS-Pokal 2012/2013 (Dolphins Trier - ALE)
Campeão Goiano 2013 (ADA-GO)
Vice-Campeão Centro-Oeste - 2013 (ADA-GO)
6º Lugar Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão - 2013 (ADA-GO)
Campeão Brasileiro de Seleções Regionais 2014 (Seleção Centro-Oeste)
Campeão Goiano 2014 (ADA-GO)
Prêmio Paratleta do ano 2014 no Estado de Goiás - Categoria MASCULINO 


Campeão Brasileiro 2014 (Seleção Centro-Oeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário