sexta-feira, 24 de maio de 2013

João Pereira

Fala Galera!

Hoje é um dia muito especial para mim, para minha família e  diria que para o Basquetebol em Cadeira de Rodas do Brasil! é aniversário do João Maranhão, João Pereira, Maraca, Seu João ou simplesmente João, o meu Pai! 
Claro que muitos vão falar "aaaaaah é só porque é o pai dele" , mas digo que não, todos que conhecem minha história, obviamente ouvem falar do meu pai, que não é somente meu pai, mas um grande jogador de Basquetebol em cadeira de Rodas do Brasil e vou fazer essa homenagem a ele aqui nesse post e vocês vão entender melhor do que eu estou falando...

Perfil:

Nome: João Pereira do Nascimento 
Naturalidade: Maranhão
Data de nascimento: 24 de maio de 1950 
Ocupação: Economista
Classificação: 3.5
Começou a praticar o BCR: 1986















Meu pai nunca jogou na nossa Seleção Brasileira, nem foi um jogador extraordinário e fora de série, mas sempre ajudou muito as equipes por qual jogou e tem orgulho de suas 2 maiores conquistas no esporte, quando foi Bi-campeão Brasileiro nos anos de 1995 e 1996 pela equipe já extinta dos Lobos de Brasília. Começou no basquete em cadeira de rodas no ano de 1986 em Brasília na equipe DDD (Deficientes Democratas do Distrito Federal). Foi a 1 ª equipe de Basquetebol em Cadeira de Rodas de Brasília onde inclusive foi feita a base campeã dos Lobos nos anos 1990. O craque Carlos Jordan que defendeu por anos a nossa Seleção e foi considerado por muitos anos o melhor Jogador do Brasil e um dos melhores do mundo na modalidade também começou no DDD. A maior conquista dessa esquipe foi o 3º Lugar do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão em 1987 na cidade de São Paulo. 
Eu e meu pai sendo campeões!
No ano de 1988 foi fundado a equipe dos Lobos e no ano seguinte em 1989, meu pai se transferiu para a equipe, nesse ano conquistaram o Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão em Recife-PE. Veio então a "era de ouro dos Lobos" e do basquetebol em cadeira de rodas de Brasília. Tiveram várias conquistas, bateram na trave algumas vezes ficando nas semi-finais do Brasileirão da 1ª Divisão. Com muito trabalho árduo e acima de tudo UNIÃO conseguiram o grande feito de se tornarem Bi-Campeões Brasileiros da 1ª Divisão (Título até hoje nunca alcançado por outra equipe do Distrito Federal). Me lembro quando criança o quanto a equipe era querida e como fazia sucesso, na época eu tinha 7 anos e nunca me esqueço de ficar andando nas cadeira de rodas, de vestir a camisa dos LOBOS e sair gritando na arquibancada e até uma máscara de Lobo que eu usava! São pequenas lembranças que nunca saem da minha memória, foi uma época muito boa.
Logo nessa época minha irmã havia acabado de nascer, meu pai como grande Pai de família que sempre foi se afastou um pouco do esporte e deu prioridade à família. Trabalhou muito para nos sustentar e nos educar, ainda disputou alguns campeonatos pela equipe dos Búfalos já nos anos 2000, mas agora apenas como um Hobby. 
Em 2007 ele decide fundar uma equipe nova em Brasília, com ajuda de alguns amigos começa um ensaio treinando na cidade satélite da Ceilândia-DF, eu inclusive era o "técnico" da equipe, foi uma época bem legal e divertida. Foi então que meu pai conseguiu uma parceria com o ICEP Brasil (até então chamado de ICP Cultural) e consegue apoio para montar a equipe. Surge então o time de Basquete em Cadeira de Rodas do ICEP Brasil que hoje está na 2ª Divisão do Basquetebol Nacional e também foi o clube que me "revelou" para o esporte, mas isso já é outra história...


Fato interessante:

Um dado interessante é que meu pai jogou campeonatos Oficiais da CBBC (Confederação Brasileira de Cadeira de Rodas) até 2010 quando ele tinha 60 anos, eu particularmente nunca ouvi falar em ninguém jogar  até essa idade no Brasil, acredito que seja um record! 

Amistosos em 2012 contra GADIN E GADECAMP em São Paulo

Muito querido por muitos no basquete em Cadeira de Rodas e no Esporte Paralímpico em si, não é porque é meu pai, mas é sem dúvida é um grande ícone no nosso esporte no Brasil!

Minha família (Mãe, Pai, Irmã e eu) em entrevista para rádio em Brasília-DF.

Hoje meu pai está completando 63 anos de muita saúde, além de pai, é um grande amigo, sempre tá lá pro que der e vier, mostrando seu caráter, seu bom coração, sua sabedoria, sua inteligência, seu amor... 
Devo tudo que sou hoje à ele!  
Obrigado por ser esse cara tão maravilhoso!!!
Parabéns João!!!

Vídeo meu e do meu pai 


Reportagem na SporTV


Reportagem com meu pai me desejando boa sorte quando fui jogar na Alemanha


Espero que tenham gostado e conhecido um pouco mais do meu papai e da historia do Basquetebol em Cadeira de Rodas de Brasília!
E quem ainda não curtiu minha página no FACEBOOK acesse: http://www.facebook.com/Joao.Nascimento.Oficial

Um grande Abraço a todos!
Até mais galera!

Um comentário:

  1. Grande Seu João. Atleta dos áureos e bons tempos do basquete sobre rodas. Fazia parte da inesquecível equipe dos LOBOS.Equipe essa que me inspirou a entrar e seguir no basquete sobre rodas. Grandes atletas. Vários títulos.
    Lembro que eu e o Rodrigo Bartasson daqui de Uberlândia, a gente gostava de assistir os jogos dos LOBOS e comentavamos um com o outro um dia faremos parte desta equipe.
    Treinamos, nos dedicamos. Fomos destaques em alguns campeonatos jogando pela Aparu Uberlândia, até que realizamos nosso sonho.
    Ambos jogamos e fomos campeões pelos LOBOS. Em épocas diferentes. Quando ele foi para os LOBOS, eu fazia parte da grande equipe que a ADA tinha montado. Com Maguila, Giovane, Wilton, Paulão, mais as feras da cidade de Anápolis. Quando saí da ADA fui para o time de Olímpia/SP onde fomos campeões brasileiros da segunda divisão. Aí sim veio a proposta para integrar o MITO que foi a equipe dos LOBOS. Foi a realização de um sonho e tive o prazer de ser campeão e All Star representando os LOBOS.
    Acho que é difícil falar em basquete sobre rodas e não se lembrar do extinto,mas inesquecível time dos LOBOS.
    E o Sr. João também teve este prazer.
    Parabéns velhinho...
    Flávio Guerra

    ResponderExcluir